domingo, 30 de maio de 2010

STEAM: conheça a primeira plataforma de jogos online

Em 08 de março, o Steam, programa de gerenciamento de download e distribuição de jogos, desenvolvido pela empresa Valve e lançado em 2004, disponibilizou sua versão para a utilização no sistema MAC OS X. O programa foi o primeiro do tipo, e atualmente conta com cerca de 25 milhões de contas de usuários ativas além de jogos das maiores empresas produtoras, como Electronic Arts, Activision, 2K Games, Ubisoft, THQ, Sega, Codemasters, id Software, LucasArts, Capcom, Rockstar Games e Bethesda Softworks em seu catálogo.

O projeto de construção do Steam data de 2002, quando a Valve entrou em contato a Microsoft e a Yahoo buscando ajuda para o projeto. Porém a iniciativa não foi bem sucedida, com o pedido sendo rejeitado com a alegação de o projeto ser futurista demais. O que levou a empresa a construir todo o sistema do zero.

O conceito futurista baseava-se na idéia da distribuição de jogos e conteúdo relacionado, desde de pequenos projetos independentes a grandes hits de mercado, pela rede mundial de computadores, sem a necessidade de mídias físicas. O usuário, ao comprar um jogo via Steam, tem o produto atrelado a sua conta de usuário permanentemente. Esse diferencial permite que o conteúdo comprado pelo usuário seja baixado um número ilimitado de vezes em qualquer computador, desde que este possua o programa cliente do Steam instalado.



Em 2005, um ano após seu lançamento oficial, a Valve anunciou que o sistema do Steam já se tornava lucrável, rendendo o lucro bruto de U$30 para cada U$50 vendidos. Uma margem muito superior a obtida em suas vendas de varejo, que rendiam apenas U$7,5 de lucro. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2007, grandes empresas como Eidos Interactive, Capcom, e id Software passaram a também disponibilizar seus jogos para distribuição no Steam. Com isso, o Steam passou a ter cerca de 150 jogos disponíveis em seu catálogo, e contar com 13 milhões de contas de usuários. Culminando com a plataforma se tornando líder no mercado de distribuição digital.

Um grande fator do sucesso do Steam é a Steam Community, inaugurada em 2007, a Community é um serviço de rede social para os usuários do programa, que está disponível para os usuários. Nele, ficam disponíveis dados sobre o usuário da conta, jogos que possui, taxa de utilização e links para grupos que o usuário faz parte. Além disso, a Steam Community conta com uma ferramenta de mensagens instantâneas e suporte para conversas privadas ou em grupo, assim como informações sobre o que está sendo jogado naquele instante. Facilitando aos jogadores se unirem em um modo multiplayer. Atualmente, a comunidade conta com 10 dos 25 milhões de usuários do Steam inscritos.

Outra característica atrativa do Steam são as promoções freqüentes realizadas. Ao se comprar um jogo, Guest Passes são fornecidos para que o usuário possa compartilhá-los com amigos que não tenham o jogo, permitindo-os jogar por um tempo limitado. Também há os Free Weekends, quando jogos multi-plataformas se tornam disponíveis para se jogar gratuitamente por um fim de semana e o Weekend Deal, quando jogos são oferecidos com discontos de 50 a 75% nos preços.




Mais sobre o Steam e sua produtora, Valve:

http://turnwind.blogspot.com/2010/05/steam-e-lancado-para-mac.html

http://turnwind.blogspot.com/2010/05/valve-14-anos-de-sucesso.html

http://www.valvesoftware.com/

http://store.steampowered.com/

Um comentário:

Terts disse...

Um boa idéia, de custo relativamente baixo, com um mercado carente de produtos acessíveis e de qualidade (principalmente mercados fora do eixo euro-estadunidense). Somado com o avanço tecnológico em ritmo cavalar = Sucesso!

Formula bem simples, até! ;D

Postar um comentário