sexta-feira, 9 de abril de 2010

A corrida dos sensores de movimento nos games

Cada vez mais a tecnologia avança, e os consoles acompanham esse avanço em gerações cada vez mais potentes e com maiores recursos. Hoje já é possível jogar através de redes online próprias de cada console com pessoas de qualquer lugar do mundo, assim como baixar expansões para seus jogos. Agora, o mundo dos games passa por um período onde os sensores de movimento são a grande sensação.


O Nintendo Wii, console que representa a Nintendo nessa última geração, iniciou essa corrida ao utilizar seus controles inovadores (wiimote e nunchuk) para captar o movimento que o jogador fazia e reproduzi-lo no jogo. A aposta da Nintendo no Wii foi grande. O novo console apostou numa jogabilidade casual, com jogos mais simples e fáceis de se jogar, o que atraiu novos usuários e gerou certa insatisfação por parte dos jogadores tradicionais. Porém o Wii foi um sucesso e acabou por ditar o novo caminho para onde os jogos iriam.

Com todo o sucesso dos sensores de movimento da Nintendo, não demorou para as outras duas grandes empresas do ramo, a Sony e a Microsoft, também anunciarem periféricos que possibilitassem a seus próprios consoles essa função.

Na Game Developer's Conference de 2010, um ano após o anuncio de seu projeto, a Sony mostrou seu PlayStation Move. Muito semelhante ao controle do Wii, o PlayStation Move, segundo a produtora, terá a capacidade de gravar e reproduzir movimentos mais desenvolvida que o primeiro, com a possibilidade de ser utilizado em aplicações de realidade aumentada.

A gigante Microsoft, que finalmente firmou seu lugar no mundo dos games com o Xbox 360, também entra na corrida dos sensores de movimento. Para isso, anunciou o Project Natal, um conjunto de câmeras que gravam os movimentos do jogador e os transfere para a tela de jogo, dispensando a necessidade de um controle. O sistema se adapta automaticamente ao jogador que se coloca na frente da câmera, chegando até mesmo a modificar o personagem do jogo para personificar melhor o jogador.

Além disso, os sensores ainda são capazes de reconhecer outros detalhes, como, por exemplo, a força aplicada nos movimentos. É o que acontece em Ricochet, jogo utilizado no vídeo demonstrativo do Natal. Segundo Erik Brudvig, repórter da ING que também participa do vídeo, demora um pouco para se acostumar a nova jogabilidade e há uma pequena diferença entre o momento que você se mexe e o momento em que seu avatar no jogo começa a se mexer.

De acordo com a Microsoft, o Natal funciona sob qualquer condição de iluminação, uma vez que possui um sensor infravermelho com capacidade suficiente para detectar o calor corporal do usuário e utilizá-lo para gravar seus movimentos. Porém, até agora essa função não foi demonstrada, com exibições do aparelho feitas sempre em condições favoráveis, iluminação satisfatória e pouca interferência no ambiente.

Quanto à questão da compatibilidade de jogos com o Projeto Natal, Tsunoda afirma que jogos já lançados não serão compatíveis. A justificativa se baseia na necessidade de modificar grande parte do código do jogo para que haja essa possibilidade. Fator que impossibilita até mesmo o lançamento de patchs, atualizações para os jogos, que possibilitem a compatibilidade.

Segundo informações recentes, o Project Natal deve ser lançado em novembro deste ano, o preço girando em torno de U$50 e U$80, com 14 jogos já prontos para serem lançados.

confira mais algumas noticias sobre o Projeto Natal:

4 comentários:

Fabrício~Raito disse...

Uhuuuuuu *-*
Primeiro coment '-'
Acredita que hoje eu falei com minha mãe do meu imenso desejo de comprar um Wii? Num panfleto de uma loja daqui tá com preço de 10 x 99,90
O projeto Natal é o que há de hightech, e acho que com isso, o preço tambem é hightech :x

Enfim, não quero ficar pra trás nessa era i.i
Sorte com o blog ;D

Leonardo jose disse...

Muiiiito bom, gostei, parabéns padrinho! Poste mais coisas e mais.. etc
Bom, Parabéns. abraço"!

Unknown disse...

Cara, o projeto natal é foooda @_@
quero um... -s
ah, boa sorte com o blog ae =D ta legal.

Unknown disse...

eu adorei seu blog *-* [fiquei até com vontade de voltar com o meeeeu ;-;] projeto natal hmm @_@
Poste mais *-* te amo

Postar um comentário